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7ª série B visita o Porto de Itajaí

As 7ªs séries estão estudando as relações comerciais entre
povos de diversas épocas. Como forma de contextualização, a Profª Rose Moroni
acompanhou a 7ª B numa visita ao Porto de Itajaí. Leia os textos produzidos pelos alunos após a visita: 

Visita ao Porto (Thiago Sagaz e Lucas Madeira)

Thiago Sagaz Lucas MadeiraNo dia 30 de maio fomos ao Porto de Itajaí para saber como
funcionam as taxas de exportação e importação e se há protecionismo por parte
do governo.

Quando chegamos lá fomos recebidos pela mãe de nossa amiga
Kelly, a Sra Karin Von Knoblauch que trabalha na área financeira do Teconvi
(Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí). Chegamos lá com algumas dúvidas
que ao longo da palestra foram respondidas pelo D?Ávila. Ele trabalha na área
de COMEX (Comércio Exterior), que é a área que recebe e cuida da documentação
dos produtos.

Ele nos falou que os portos para chegarem nessas grandiosas
empresas que são hoje, tiveram que criar a lei de modernização. Essa lei foi
feita depois que o governo brasileiro viu que os portos só importavam especiarias
e não tinham condições para trabalhar com mercadorias que não fossem primárias.

O porto é dividido em setores, um desses é o COMEX, que é
onde é recebida toda a documentação dos produtos da Receita Federal. Os
produtos de exportação estão numa relação direta com o dólar: o dólar baixo não
ajuda a exportação (dependendo do produto).

Outro setor do Porto é a logística. Ela foi criada pelos
americanos e significa o caminho que o produto faz, inicial até o dono final, além
também de cobrir tudo sobre o produto, segurança e também a organização. A
logística veio para reduzir o estoque e não ter dinheiro parado. Um dos grandes
problemas da logística no Brasil é a situação das rodovias – muitas vezes a
mercadoria atrasa e isso faz com que haja quebra da logística.

ISO é a padronização de todos os produtos, que estabelece o
padrão de qualidade que devem ter os produtos dentro de certas especificações.

Tudo acontece seguindo as normas da Receita Federal, que fazem
o controle de compra, venda e tudo que acontece nos portos de todo o Brasil. Quando
a mercadoria entra no porto, obrigatoriamente está na mão da Receita que
verifica em qual dos três canais ela se classifica: verde, amarelo ou vermelho.
Verde é quando fica liberado, normalmente. Amarelo fica detido para verificação
documental e vermelho é retido e retira-se toda a mercadoria dos contêineres para
verificação detalhada do fiscal.

Algumas exportações ou importações, além da receita, são
verificadas pelo IBAMA como os produtos ambientais.

Todas as taxas e impostos são feitas pelo governo, até mesmo
para acelerar e desacelerar o mercado.

O protecionismo existe e é criado para proteger o comércio e
o mercado interior.

O Porto de Itajaí, mesmo pequeno nos padrões de extensão, é
considerado um dos melhores pela boa logística.

Esta palestra foi muito produtiva e nos trouxe novos
conhecimentos!” 

Teconvi e Comex (Franco  Giovanni S. Serafim e Lucas Caldas)

Franco  Lucas CaldasO palestrante, seu D’ Avila, trabalha na Teconvi. A Teconvi é reponsável por toda a movimentação de contêiners no Porto de Itajaí. Os serviços englobam atividades de carga e descarga, recepção de contêiners de importação e exportação, armazenagem e operação portuária de embarque e desembarque de cargas.

O setor do D’Avila é COMEX, o setor onde são organizados os documentos recebidos da receita federal para poder tanto exportar, como importar produtos.

O que é o ISO?

ISO é a padronização dos produtos mundiais.

O porto, hoje é a maior fonte da economia de Itajaí. Emprega muitos funcionários e está entre os melhores do Brasil.

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