Palestra sobre a China
As sexta séries estão estudando sobre a China e nada melhor do que conversar com alguém de lá para conhecer as características deste país. Assim, com muita motivação, receberam o Sr. Yung Min Neing para uma palestra. Confira o depoimento da aluna Julia Moritz Moser:
“O chinês Yung Min Neing (seu nome no Brasil é José) veio ao Colégio para apresentar um pouco do seu conhecimento sobre a China para as Sextas Séries, no dia 30 de junho.
Ele trouxe muitas informações: que a China tem seis mil anos de história e é um país com muita economia e cultura!
A China é o maior país do mundo, com 25 províncias (estados), sendo que Xangai é a cidade com a maior população e Pequim (capital da China), é a segunda.
Yung nos falou que a ilha de Taiwan é oito vezes menor que o Estado de Santa Catarina, porém, em população, é quatro vezes maior!
A China tem duas línguas oficiais: Mandarim e Cantonês.
Ele também trouxe curiosidades muito interessantes sobre a Muralha da China: que ela começa em Pequim, atravessando horizontalmente a China até Xing-Xang; também que Qin Shi Huang Di, foi o imperador da China que começou a construir a muralha tão conhecida no mundo e que foram levados quase 100 anos para sua construção.
Outra curiosidade foi a de que nenhum chinês conseguiu descobrir quantos ideogramas existem e que um dicionário chinês tem mais ou menos 3000 páginas, sendo que cada página tem cinco ideogramas.
Yung Min nos contou uma coisa muito interessante! Que para um chinês o dragão é um animal sagrado, que significa alegria e sorte… porém, para nós, é um animal ruim, que solta fogo pelo nariz.
Os animais sagrados da China são: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro e porco, que também são os animais do horóscopo chinês.
Esse ano, 2006, é o ano do cachorro e ano que vem é o do porco, e assim por diante.
Ele falou que não é verdade que todos os chineses comem carne de cachorro. Na verdade, só os que têm costume!
Lá na China, o sobrenome é colocado na frente do nome, ão igual no rasil que primeiro vem o nome, depois o sobrenome.
Ah! Ele falou que o prato típico da China é o arroz, que pode ser servido com todos os outros alimentos.
Achei a palestra muito interessante e produtiva! Foi muito legal e espero que Yung Min volte um dia para conhecermos mais sobre este país fascinante!”
(Júlia Moritz Moser – 6ª série C)
Motivados com esta palestra, combinamos um almoço num restaurante chinês da cidade, para o dia 10 de julho, onde vamos conhecer e saborear a culinária chinesa. Aguarde as p´roximas notícias! (profª Rose Moroni)