5º ano B realiza trabalho de exposição oral
A proposta da RSE em um dos capítulos do livro de Língua Portuguesa é desenvolver a oralidade dos alunos através de um trabalho de exposição oral, auxiliando-os a fazerem resumos e preparar o material necessário para apresentar para a turma.
O livro sugere um trabalho em grupo, mas optamos por fazer individualmente, assim cada criança teve a oportunidade de escolher o seu tema, preparar, estudar e organizar a sua própria apresentação, além de exercitar a fala diante do grupo. Este trabalho teve como objetivos: fazer escolhas, estudar um tema de sua preferência, resumir, registrar, expor oralmente o seu conhecimento, respeitar prazos, organização, participação…
Cada aluno recebeu uma folha com orientações para facilitar a organização do trabalho e os critérios que seriam avaliados durante a apresentação.
Segue a tabela com critérios e fotos de algumas apresentações que foram realizadas.
Organização do trabalho:
- Escolha um tema e passe para a professora dias antes de sua apresentação.
- Pesquise o seu tema em diferentes fontes (se for preciso) e prepare o resumo que usará na apresentação.
- Faça a escolha dos materiais ou recursos que irão ilustrar o seu trabalho.
- Se você precisar fazer cópias de algum material traga com antecedência e com identificação para tirarmos as cópias no colégio.
- Traga o seu resumo impresso para que você possa consultar na hora de expor o tema. Lembre-se de anotar a fonte de pesquisa para apresentar também.
- Evite ler o tempo todo, treine sua apresentação em casa para fazer uma apresentação bem bonita e para que você se sinta seguro (a) ao falar do tema escolhido.
- Se você precisar usar o recurso audiovisual, salve em um cd ou pendrive de maneira compatível para evitar problemas ao abrir o programa.
- Siga essas dicas e boa apresentação.
Critérios de Avaliação
- Escolha do tema com antecedência.
- Introdução do tema com clareza (justificar a escolha).
- Uso de materiais que enriqueceram a apresentação.
- Utilização do volume de voz adequado, ou seja, que todos consigam ouvir você.
- Organização.
- Uso da fala em ritmo adequado.
- Uso do corpo voltado para o grupo ao se apresentar.
- Exposição do resumo de uma forma que facilitou a compreensão do grupo.
- Apresentação da fonte de pesquisa.
- Participação e empenho.