4°s anos mais rápidos que a calculadora
Nesta semana, os alunos dos 4°s anos realizaram uma atividade bem prática em Matemática. Trabalhando em duplas e com o objetivo de conhecer as regularidades da multiplicação por 10, 100 e 1000, as crianças dividiram as funções: um colega resolveu a atividade com calculadora e o outro, sem ela. Em seguida, os grupos analisaram os resultados e concluíram que ao compreender esta regularidade Matemática é possível ser mais ágil que a calculadora. Quer conhecer esta dica? Leia com atenção e pratique você também a sua agilidade no cálculo mental:
Quando multiplicamos um número natural por 10, 100 ou 1000, ele aumenta respectivamente 10 vezes, 100 vezes ou 1 000 vezes. Basta repetirmos o número e acrescentarmos a ele um, dois ou três zeros à sua direita, respectivamente. Exemplo: 9 x 10 = 90 / 9 x 100 = 900 / 9 x 1 000 = 9 000. (Material didático edebê)
Professoras Christiane, Priscila, Grasiela, Vanessa e Sandra.