1º ano do Ensino Médio produzindo crônicas
O gênero textual trabalhado no capítulo 4 do nosso livro didático é a CRÔNICA..
É muito interessante essa abordagem e todas as atividades que precisamos desenvolver para chegar à produção desses textos que são interessantes e gostosos de ler; além de trazerem aprendizagens sobre assuntos diversos e reflexões importantes sobre o comportamento humano.
Selecionamos alguns textos e registramos, através de fotos, os momentos de leitura desses textos; o que acaba sendo muito interessante, porque “ouvir histórias” é uma atividade prazerosa e para que isso aconteça, a habilidade de ler com fluência e motivando o ouvinte a envolver-se, precisa ser bem trabalhada também.
Confira abaixo algumas fotos de nossas aulas e algumas das produções dos alunos.
Professora Emília Mendes – Língua Portuguesa
A crônica das crônicas – Nathalia J. Vieira (1ºB)
Crônica. Um recurso textual descoberto a pouco tempo por mim e admirado desde então. Sua facilidade, por ser reflexiva ou cômica, passar uma mensagem ou simplesmente fazer chorar de tanto rir, me atrai.
Faz alguns dias, nas aulas de Língua Portuguesa, eu e meus colegas de classe ficamos encarregados de trazer um crônica para lermos em sala e aprofundarmos os conhecimentos sobre este gênero. Vários gêneros marcaram presença, desde crônicas compelxas, reflexivas, as quais tivemos que pensar para entender a mensagem e outras, que com uma simplicidade incomparável, nos passaram uma boa e humorada mensagem.
Dois autores apareceram com ênfase momento de leitura: Arnaldo Jabor, com todo seu romantismo e paixão por mulheres e o conhecidíssimo Luís Fernando Veríssimo, com a malícia e ironia que o povo não dispensa.
Tivemos também o desafio de criar nossa própria crônica. Não somos profissionais, mas nos saímos melhor do que o esperado.
Depois que se conhece a crônica, fica difícil não acompanhar suas mudanças relacionadas aos temas, tipos de escrita, contextos e linguagens. Crônica também é cultura!