Notícias

16 de agosto – Aniversário de Dom Bosco

“Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”. (D. Bosco)

Dom Bosco foi o fundador dos padres salesianos. A palavra “salesianos” foi empregada pelo próprio D. Bosco, para nomear seus seguidores, em honra a São Francisco de Sales. Ele nasceu na Itália, perto de Turim, no dia 16 de agosto de 1815, falecendo no mesmo lugar no dia 31 de janeiro de 1888. Era filho de pobres camponeses. Quis ser Padre para trabalhar com crianças e jovens educando e evangelizando segundo um projeto de promoção integral, visando formar “bons cristãos e honestos cidadãos”.

Dom Bosco é hoje, o maior modelo de educador. Em seu centenário, o papa João Paulo II nomeou como mestre e pai da juventude. Em seu trabalho pedagógico ensinou que para educar é preciso amar primeiro. Para ele, educação é missão, um jeito de santificar e tornar tantos os homens quanto o mundo, melhores.

“O Senhor colocou-nos nesse mundo para os outros”, dizia. Os salesianos estão hoje espalhados por todo o mundo, colaborando, contribuindo, com a educação básica, profissionalizante, lazer, entretenimento, alimentação, moradia e evangelização de crianças e jovens, para torná-los homens de
bem e bons cristãos.

Com a sua forma de atrair e educar os jovens, Dom Bosco é exemplo de educador em todos os momentos de nossa história. São mais 3.500 obras salesianas em todo o mundo. (http://www.salesianos.br/nossofundador)

Para ver alguns vídeos e músicas sobre Dom Bosco acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=EX30jEZWsXg

Acesse também o site dos salesianos no sul do Brasil: www.dombosco.net

Desculpe, o formulário de comentários está fechado neste momento.